Las formas de poder en la novela La muerte de Artemio Cruz de Carlos Fuentes
Resumo
O objetivo deste artigo é interpretar a natureza do poder e explicar as formas de poder no romance A Morte de Artemio Cruz, do escritor mexicano Carlos Fuentes. Para isso, recorremos, como ferramenta analítica, à famosa classificação das formas de poder de Thomas Hobbes e French e Raven. No romance citado, foram detectadas as seguintes formas de poder: ter súditos, gozar de boa reputação, ser referência, ser rico, ter sucesso, agir com prudência, ser eloquente, ser cortês, ter conhecimento, dar recompensas, exercer coerção e ser autoridade. Da mesma forma, concluiu-se que o poder é efêmero, um desejo mensurável e nunca satisfeito que termina com a morte, e quanto maior seu alcance e alcance, mais invisível ele é. O poder não pertence a alguém, alguém pertence ao poder. No entanto, sua diversidade se manifesta na ascensão ao poder do principal protagonista do romance: Artemio Cruz.
Downloads
Referências
Anderson, E. (1999). Historia de la literatura hispanoamericana, II. Época contemporánea. México: Fondo de Cultura Económica.
Bacon, F. (1620). Novum organum. London: John Bill.
Byung-Chul, H. (2017). Sobre el poder. Barcelona: Herder.
Cobos, D. (2023). Pintura y narrativa histórica Latinoamericana en La muerte de Artemio Cruz de Carlos Fuentes. Universidad Nacional de Colombia.
Foucault, M. (1980). Microfísica del poder. Madrid: Ediciones de La Piqueta.
French, J. R., & Raven, B. (1959). The bases of social power. En D. Cartwright (Ed.), Studies in social power (págs. 150–167). Michigan: Univer.
Freud, S. (1905). Tres ensayos sobre teoría sexual. Buenos Aires: Amorrortu editores.
Freund, J. (2018). La esencia de lo político. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales.
Fuentes (b), C. (2013). La muerte de Artemio Cruz. Edición de José Carlos Gonzáles Boixo: Cátedra.
Fuentes, C. (2002). La Muerte de Artemio Cruz. El Comercio ediciones.
Gerena, R. (2015). Ironía e ideología en la muerte de Artemio Cruz, de Carlos Fuentes. Washington, D. C.: Latin American Studies Association.
Hobbes, T. (2017). Leviatán. O la materia, forma y poder de una república eclesiástica y civil. Fondo de Cultura Económica.
Kleiber, G. (1995). La semántica de los prototipos. Categoría y sentido léxico. Madrid: Visor Libros, S.L.
Lakoff, G. (2009). The Neural Theory of Metaphor. California: Cambridge University Press.
Lorgen, N. M. (2016). Autoconstrucción y ausencia del Otro. Un estudio de La muerte de Artemio Cruz desde una perspectiva psicoanalítica. Noruega: Universidad de Bergen.
Marx, K. (1845). Tesis sobre Feuerbach.
Montbrun, A. (2010). Notas para una revisión crítica del concepto de “poder”. Polis, Revista de la Universidad Bolivariana, 9(25), 367-389.
Ortega, G. (1992). La narrativa contemporánea hispanoamericana. Lima: Talls. Com. Lit. Angaraes.
Ortiz, M. L., & Lima , M. (2024). Los conflictos sociopolíticos en la narrativa mexicana. Una lectura de Tomóchic y Nieves. Metáfora. Revista de Literatura y Análisis del Discurso, 6(12), 21-43.
Oviedo, J. M. (2001). Historia de la literatura hispanoamericana. Tomo IV: De Borges al presente. Madrid: Alianza Universidad Textos.
RAE. (2024). Diccionario de la lengua española. Obtenido de https://dle.rae.es/poder
Rosch, E. (1978). Principles of categorization. En E. Rosch, & B. B. Lloyd (Eds.), Cognition and categorization (págs. 27-48). California: Lawrence Erlbaum Associates.
Russell, B. (2017). El poder. Un nuevo análisis social. Barcelona: RBA Libros y Publicaciones.
Sun Tzu. (2003). El Arte de la Guerra. Biblioteca Virtual Universal.
Valenzuela, J. (2009). Manual de Literatura Hispanoamericana. Lima: CEPREDIM UNMSM.
Weber, M. (1905). La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Ediciones Istmo.
Weber, M. (2002). Economía y sociedad. Fondo de Cultura Económica de España.
Copyright (c) 2025 Marco Olarte, Niel Palomino Gonzales

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Los autores conservan sus derechos de autor y garantizan a la revista SYNTAGMAS el derecho de primera publicación de su obra.
Usted es libre de:
- Compartir: Copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar: Remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.